terça-feira, 13 de novembro de 2012

Atividade 3.3 / 3.4


Informática na Escola
   
   
 Objetivos: 
  • Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico.
  • Desenvolver o conhecimento básico de Informática, como ferramenta fundamental no contexto atual.
  • Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias.
  • Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.


   
  Justificativa:  

Ao perceber a atual necessidade de que a escola organize seus tempos e espaços com o objetivo de acampar a dinâmica do mundo atual, surge a necessidade de desenvolver-se novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.Nesse sentido, a escola se propõe a encampar os projetos apresentados por iniciativa de professores da escola, na área de Informática, já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos alunos, em prol de uma aprendizagem de maior qualidade, que inclua as novas tecnologias como fator fundamental numa educação preocupada em instrumentalizar e despertar novos talentos.


  

   

Metodologia: 

  O aluno deverá se familiarizar com o uso do microcomputador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento.     O aluno desenvolverá atividades que possibilitem a aquisição e/ou complementação de habilidades técnicas inclusivas, na realidade digital.Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão, respectivamente, diário de bordo e um breve relatório com suas impressões a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida durante o projeto, para acompanhamento, avaliação e auto-avaliação, que servirão de base para análise e efetivação de novas atividades e projetos usando a informática educativa.     Recursos:  






Serão utilizados os recursos materiais disponibilizados pela Escola, tais como:
  • 15 computadores (disponíveis no Laboratório de Informática);
  • Impressora (disponível na secretaria da escola);
  • Software de jogos educacionais;
  • Acesso livre à Internet via rádio ou banda larga ( ainda não disponível na escola) 


Conclusão

A Informática educacional, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.Podemos, agora, tirar algumas conclusões importantes sobre a introdução da Informática na escola .Ela ocorre:·dentro de um processo, com alguns momentos definidos;
·quando existe a figura do coordenador de informática que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobilizar os professores.
·quando essa introdução está engajada num projeto pedagógico, com o apoio da direção que oferece os recursos necessários.
 

Um comentário:

  1. Cristiane!
    Parabéns! Excelente trabalho, espero que continue desenvolvendo projetos como este, e difundindo para os demais professores da Escola Lourival. Através das diversas leituras desse curso verificou-se que a criança poderá aprender diversoss conteúdos com mais facilidade e mais prazer através da Tecnologia.
    Continue assim!
    Adriane Garcia

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